Próximas Leituras

Justifico minha ausência prolongada: comecei a ler Slow Man do Coetzee para uma disciplina da faculdade. Como não havia conseguido o exemplar a tempo, me contentei a ler sabe-se-lá quantas páginas em pdf. Porém, como não possuo notebook, nem netbook, muito menos kindle e demais devices para a leitura de um arquivo não-impresso em outros lugares que não sejam a minha casa (mais precisamente, no meu computador), comecei a ler A Writer’s Diary, da Virginia Woolf porque o mesmo foi retirado da biblioteca e poderia ser carregado facilmente nas minhas bolsas em idas (não tão) intermináveis à faculdade. Outro porém: adquiri, na semana passada, um livro que deveria ter sido lido há algumas semanas para a faculdade, o The Gathering, da irlandesa Anne Enright (presente da minha querida xará Amanda) e sobre o qual pretendo fazer um dos trabalhos da disciplina.

Como decidir pela leitura de um dos três livros?
1. Prazos: ainda tenho uma semana para finalizar a leitura de Slow Man e a mesma uma semana para entregar o trabalho sobre The Gathering. Portanto, a prioridade será em cima de um deles. A Writer’s Diary pode esperar até o interstício de tempo entre Slow Man e a próxima leitura da cadeira por se tratar de uma narrativa fragmentada (é uma compilação dos diários da Virginia Woolf) que não segue, por assim dizer, um enredo linear.

2. Praticidade: ler um livro deitada na cama e apoiada em travesseiros é muito mais agradável do que sentada em uma cadeira não muito confortável e arruinando a capacidade de leitura dos meus olhos com o brilhozinho irritante do monitor (que já reclamam da miopia e astigmatismo beirando aos 5). PORÉM, a letra impressa do The Gathering é miudíssima, o que também contribui — e muito — para a ruína dos meus olhos (já o pdf permite um maravilhoso zoom ad infinitum).

3. Tamanho: o arquivo do Slow Man conta com 204 páginas e, sem que eu notasse, já li mais de 100, ao passo que sequer abri o exemplar do The Gathering ainda.

Portanto, se meus olhos permitirem, o próximo post será sobre J. M. Coetzee.

4 thoughts on “Próximas Leituras

  1. Achei estranho pedirem a leitura de Slow Man, do Kuhhtsie. Além de grande (para o padrão Coetzee), logo pouco prático para a faculdade, o livro é considerado um dos mais fracos do autor.
    Bem, eu não li, mas.

    • Também não entendi. A moral da escolha pelo Coetzee é que a disciplina, Literatura Inglesa IV, é baseada em autores contemporâneos do Commonwealth, não apenas das Ilhas Britânicas. Até aí tudo bem, acontece que em diversas aulas a professora fez mais comentários sobre o Disgrace e poucos sobre o Slow Man. Mas não vejo isso como uma “falta”, afinal, é mais uma oportunidade para se trabalhar com livros pouco conhecidos (independente da rotulação de “bons” ou “fracos”). Não é? :)

      • Hmm, concordo contigo em parte. Isso que tu disse é verdade para pessoas como tu, que ainda vão ler alguma outra coisa do Coetzee na vida. Para a maioria de estudantes de Letras, que esse será o único contato com o autor, talvez seria melhor escolher um livro que dê mais o que pensar e discutir.
        Talvez, não tenho certeza de nada. Talvez todas obras sejam igualmente produtivas.
        Mas não sei, numa cadeira de brasileira eu preferiria discutir “Memórias Póstumas” do que um romance aleatório da fase romântica do Machado.

  2. Eu também tenho um blog, mas ainda não consegui colocar muito de mim nele. Vou tentar.

    Eu sugeriria ler o Slow Man em casa, e carregar o The Gathering na bolsa para ler em situações tipo ônibus, aulas chatas, almoço, e momentos em que tu está fora de casa e com tempo livre.

    Eu comecei a ler mil livros ano passado e esse ano e terminei pouquissimos (incluindo o teu Insustentável Leveza Do Ser), então prometi pra mim mesma que vou terminar todos que comecei. Sendo assim, to levando um deles comigo na bolsa sempre para esse tipo de momento. As minhas viagens de onibus tem passado bem mais rápido :)
    Agora to lendo O Pianista, mas o próximo é o teu. Tenho até vergonha de já estar com ele há tanto tempo!

    bisous

Leave a Reply

