Antes de nascer o mundo (Mia Couto)

No próximo sábado, dia 13 de agosto, acontecerá a quarta edição do Clube do Livro Penguin + Companhia das Letras na Livraria Cultura do Shopping Bourbon Country (Porto Alegre). O encontro será das 16h às 17h, no auditório da livraria, e o romance escolhido para a discussão é o Antes de nascer o mundo, do escritor moçambicano Mia Couto.

 *          *          *

O  texto de hoje foi escrito em forma de itens porque quis elencar as razões pelas quais considero Antes de nascer o mundo um romance perfeito:

 1. O enredo, apresenta-se difuso no início, porém, o romance termina com perfeição, superando todas as minhas expectativas;

 2. A narrativa de Mia Couto é leve e a prosa é poética, de uma beleza semelhante à prosa de Guimarães Rosa;

 3. O romance mostra dois tipos de conflitos, o interno e o externo. Interno, de Silvestre consigo mesmo, consigo e com sua loucura, e o externo, dele com sua família e da  tribo com o restante do mundo. Jerusalém, terra prometida, é o delírio do pai materializado em busca de isolamento do restante do mundo. O trauma do velho influencia na percepção de realidade do filho Mwanito pois ele insiste na negação da identidade pela negação da memória.

 4. Diferentemente do que é informado na orelha do livro,  considerei o livro “engajado” sim. Pois o mesmo pinta, o tempo todo, e desde o início, as mazelas de Moçambique. Talvez o que o autor da orelha queira dizer é que Mia Couto não faz reivindicações explícitas em seu texto. Como se um texto precisasse mostrar explicitamente algo para ser “ideológico” (Oi? Todo romance é ideológico…) ou “engajado”. É sublime a maneira como o autor trabalha a situação das mulheres em Moçambique e da situação crítica que é a AIDS naquele continente. Não é necessário levantar bandeira com estardalhaço para tratar de determinados assuntos em um romance.

 5. O romance todo é sobre a mulher. Não apenas em termos da narrativa, do enredo e das personagens (que encerram o ciclo narrativo). Mas também com relação à voz narrativa: Mia Couto dá voz às suas personagens femininas.

 6. Por fim, Antes de nascer o mundo é o tipo de livro que me faz ter inveja de escritores como Mia Couto. Inveja das imagens criadas pelo autor, dos personagens construídos, da trama que se encerra perfeitamente, da linguagem simples, sutil e ao mesmo tempo riquíssima desse escritor contemporâneo. Queria que os escritores de língua portuguesa fossem mais como ele. Aliás, queria eu ser um pouco assim também.

Boa leitura!

Edição:

COUTO, Mia. Antes de nascer o mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2009.

8 thoughts on “Antes de nascer o mundo (Mia Couto)

  1. me apaixonei pelo Mia Couto com O Outro Pé da Sereia.
    esse aí [do post] tá na minha lista de leituras.
    é incrível como ele consegue ser tão poético e tão político ao mesmo tempo.
    o autor tem um modo muito especial de tratar as personagens femininas, fiquei encantada.

    • Oi, queri :)
      Obrigada pelo comentário!
      Achei muito estranho o texto presente na orelha desse livro. Ainda tem gente que insiste em dizer coisas do tipo “tal autor escreve bem sem ser engajado/ideológico”. Como se fosse possível ser neutro.

  2. ah, pois é
    isso não existe, mesmo
    hoje também ouvi um comentário sobre os acontecimentos em Londres: ‘não tem ideologia ali’
    oi?! como assim?

    achei o romance do Couto muito político, muito sutil e perturbador pra quem lê nas entrelinhas
    ele é fantástico

  3. Pingback: Links da semana « Blog da Companhia das Letras

  4. Pingback: Links e Notícias da Semana #50

  5. Confesso que gostaria de responder a esse comentário da maneira que me apetece, mas acho que não devo perder tempo argumentando com alguém que não se deu ao trabalho de ler o “sobre” do blog para ver que não só sou estudante de Letras como também sou uma leitora. Ávida.
    Não precisa acompanhar o blog para ver que seu objetivo é fazer um registro das minhas leituras, não algo que eu jamais acreditei existir: uma análise aprofundada chafurdada na “alma do escriba (…) seus demônios por meio das linhas grafadas…” (se algum dia eu fizer isso, será porque algum professor da faculdade pediu).

  6. Olá, estava passeando pelo blog e encontrei esse post. Sou de Letras da PUCRS e meu grupo está fazendo um seminário sobre o livro “Antes de nascer o mundo”, concordo com tuas palavras sobre o livro, Mia Couto é sensacional, a prosa poética dele coloca seus livros em outro patamar, li também “Terra sonâmbula” dele, que só perde pra “Antes de nascer o mundo” porque as passagens narradas por Marta no livro são poesia pura.
    Sobre o engajamento, somente alguém que leu muito superficialmente poderia falar que não há uma grande ideologia (Ideologia que pode partir da mente de Mia Couto, não sendo alguma ideologia já estudada), a maneira como a situação da mulher é tratada é fenomenal, vise o caso do suicídio da Dordalma. Enfim, me apaixonei tanto pelo livro que acabaria fazendo uma resenha nos comentários e talvez não adicionando nada. Haha
    Ótima resenha, parabéns pelo blog, voltaremos.
    Abraço.

Leave a comment