58ª Feira do Livro de Porto Alegre (26/10 a 11/11)

Image

Todo ano a gente combina com um zilhão de amigos de “ir na feira”. O que acontece no final? Todo mundo se desencontra e acaba que ninguém vai nos mesmos eventos. Então, para facilitar a vida de quem quem me acompanhar durante o evento (ah, para, eu adoro a feira!), resolvi eleger os eventos nos quais pretendo estar presente.

Lembrando que a Feira acontece de 26 de outubro a 11 de novembro, na praça da Alfândega, e a programação completa tá aqui.

 

27/10 – sábado

16h — III Seminário Nacional de Crítica e Literatura – Grandes mestres e seus leitores. Homenagem a Jorge Amado, com Jósélia Aguiar, Carlos Augusto Magalhães e mediação de Eliana Pritsch. Local: Sala dos Jacarandás.

19h — Sessão de autógrafos com Maikel de Abreu e Cesar Mateus – Couro Ilegítimo & outros contos – Modelo de Nuvem – Praça de autógrafos.

 

28/10 – domingo

19h – Presença de valter hugo mãe na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. Local: Sala dos Jacarandás – Memorial do RS.

20h30 – Sessão de autógrafos com valter hugo mãe – o nosso reino / o filho de mil homens / a máquina de fazer espanhóis – Editora 34 [???] – Sala dos Jacarandás, Memorial do RS.

 

31/10 – quarta-feira

19h – A poesia na feira. Poetas conversam com o público sobre o gênero. Com Marina Colassanti, Affonso Romano de Sant’Anna e Alice Ruiz. Mediação de Ruy Carlos Ostermann. Local: Sala dos Jacarandás – Memorial do RS.

19h – Sessão de autógrafos com Diego Grando – Sétima do Singular – Não Editora – Praça de Autógrafos.

 

03/11 – sábado

16h – As histórias e os quadrinhos. Experiência de jovens quadrinistas gaúchos, com Cris Peter, Paula Mastroberti, Rafael Corrêa, Insekto, João Azeitona e Mateus Santolouco. Local: Sala dos Jacarandás – Memorial do RS.

 17h – Verão da Lata. Wilson Aquino, autor do livro, reconstitui os fatos ocorridos entre os meses de setembro de 1987 e dezembro de1988, em bate-papo com o público. Local: Sala Leste – Santander Cultural.

 20h30 – Sessão de autógrafos com Mawil – Mas podemos continuar amigos – Zarabatana / Goethe Inst. Porto Alegre – Sala dos Jacarandás – Memorial do RS.

 

07/11 – quarta-feira

16h30 – Mestre Canini, 55 anos de pura graça. Homenagem ao desenhista que abrasileirou o Zé Carioca, criador de personagens e brilhante quadrinista, cartunista, ilustrador, caricaturista e chargista. Com Canini, Fraga, Edgar Vasques, Lancast, Santiago e Luis Fernando Veríssimo. Mediação de Goida. Local: Sala Oeste – Santander Cultural.

 17h30 – O humor na literatura. O humor na literatura assim como sal na comida: quase sempre é necessário e dá um sabor especial, mas se você exagera, fica intragável (Paulo Caruso). Com Juan Pablo Villalobos, Cíntia Mocovich e Fabrício Carpinejar. Local: Sala dos Jacarandás – Memórial do RS. [obs: quero deixar bem claro que vou pela presença do Juan Pablo Villalobos. aliás, adorei Festa no Covil, lançado pela Cia. das Letras.]

 20h – Sessão de autógrafos com Juan Pablo Villalobos – Festa no Covil – Companhia das Letras – Sala dos Jacarandás – Memorial do RS.

 

09/11 – sexta-feira

18h30 – Arquiteto e seus livros: urbanidades e viajantes – Porto Alegre no final do século XIX e nos dias de hoje. Debate sobre os livros: Porto Alegre, 1820 a 1890: aspectos urbanísticos através do olhar dos viajantes estrangeiros e Urbanidades. Com Bruno Cesar Euphrasio de Mello, Vinicius Netto, Romulo Krafta e mediação de Cícero Alvarez. Local: Sala Leste – Santander Cultural.

 

10/11 – sábado

14h – Gatilho nas palavras: relacionamentos modernos e atuais. Afetividade, vida, internet e celular: novos vínculos nas relações. Com Marilice Costi e Helena Surreaux. Local: Sala Leste – Santander Cultural.

 17h30 – Seminário A escrita literária no século XXI: caminhos e desafios – novas mídias exigem nova escrita? Com Carla Schwingel, Noemi Jaffe e mediação de Liana Timm. Local: Sala dos Jacarandás – Memorial do RS.

 20h30 – Sessão de autógrafos com Noemi Jaffe – A verdadeira história do alfabeto – Companhia das Letras – Sala dos Jacarandás – Memorial do RS.

 

11/11 – domingo

18h30 – Encontro com Mia Couto. Presença do escritor, jornalista e biólogo moçambicano em bate-papo com Jane Tutikian, Ruy Carlos Ostermann e Donaldo Schüller. Coordenação de Bia Corrêa do Lago. Local: Teatro Sancho Pança – Armazém B do Cais do Porto.

 19h – Sessão de autógrafos com Mia Couto – A confissão da leoa – Companhia das Letras – Praça de autógrafos. [tá meio estranho esse horário, mas tudo bem.]

 

Em suma: PREPAREM OS BOLSOS, AMIGUINHOS.

E bom passeio a todos! :)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s