If you come softly (Jacqueline Woodson)

if-you-come-softly

Escrevo porque o Daniel insistiu.

Ouvi falar da Woodson há algumas semanas, quando li uma matéria sobre ela na NPR em razão do lançamento de seu livro de poemas Brown Girl Dreaming. Soube também que ela já publicou 30 livros, então resolvi ir atrás de um romance. Nesse meio-tempo, eu me deparei com o If you come softly, publicado em 2010.

E o que parecia ser só mais um romance girl-meets-boy, em que uma adolescente branca de 15 anos, Elisha, se apaixona pelo colega negro Jeremiah, se mostrou uma bela análise de relações familiares. E suas personagens principais são Marion e Nelia, as mães de Elisha e Jeremiah, respectivamente, cujas vidas dariam romances excelentes à la Alice Munro.

A narrativa é excelente e a autora assinala uma questão importante: a relação entre brancos e negros, mesmo em uma cidade grande como Nova York, ainda é vista como tabu, como pode ser visto nos olhares que as pessoas dirigem ao casal, quando andam de mãos dadas na rua, e quando o pai de Jeremiah o aconselha: “filho, jamais corra em um bairro de brancos”.

Boa leitura!

Edição: WOODSON, Jacqueline. If you come softly. New York: Speak, 2010.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s