Campeonato Gaúcho de Literatura (Jogo 15)

Ao que tudo indica, o texto de hoje será para todos aqueles que gostam de futebol, certo? Errado! É para quem gosta, acima de tudo, de literatura.

Há poucos meses recebi o convite para participar daquilo que se chama Campeonato Gaúcho de Literatura, uma iniciativa de escritores, editores, livreiros etc. para promover a literatura e, segundo a página da comissão, “provocar o debate sobre a produção local e estimular a leitura e o consumo da literatura” daqui do RS de uma forma bastante peculiar.

O campeonato, formado por 27 livros (jogadores) e 27 juízes (juízes mesmo) segue o formato de um campeonato de futebol, onde os livros foram divididos em 9 grupos (de 3, para quem, assim como eu, precisou fazer o cálculo antes de prosseguir com a leitura/escrita) que disputarão, inicialmente entre si e depois entre os vencedores de cada grupo.

O que chama a atenção é a característica do corpus, digo, dos times escolhidos para a competição:

1. seleção de contos;

2. escritores e escritoras gaúchos(as);

3. publicados entre 2008-2009;

Dá pra acreditar que os organizadores conseguiram juntar 27 livros? Nem eu sabia que se produzia tanto aqui no estado!

Pois então, hoje, 29 de Julho, foi ao ar a minha primeira experiência como juíza no Gauchão de Literatura (como o campeonato foi apelidado). Devo confessar que foi difícil escrever munida de argumentos unicamente baseados em meu gosto pessoal, critério estipulado pela Comissão Organizadora! Demorei mais de uma semana para organizar as idéias e botar no papel, reescrevi o texto três vezes e, por fim, totalizei 7 páginas do word. Mas o que vocês esperavam? Recebi dois livros maravilhosos para resenhar: Entre Facas, de Liziane Guazina e Tempos Frágeis, de Marilice Costi.

Quer saber o quê eles têm de tão bom, qual foi o meu favorito e por quê? Clica aqui :)

Boa leitura!

5 thoughts on “Campeonato Gaúcho de Literatura (Jogo 15)

  1. Então, li seu texto e fiquei curioso pra ler os livros (o vencedor principalmente), porque, como eu tinha dito, fosse aqui em Natown esse campeonato era de várzea! (Acho que só tem uns dois escritores que prestam por aqui).

    E quero dizer de novo que ‘pago pau’ pra você, que escreve muito bem :)

    Continua escrevendo! (Nem que seja na marginalidade :p)

  2. Amandee, que coisa mais supimpa ser eleita juíza numa competição dessas! Tenho certeza que tua avaliação é honesta com teus sentimentos. Adoro teu blog, mas te adoro mais antes! hehe :*

    • Olá, Catarina!
      Muito obrigada pelo contato, mas no momento não tenho interesse nas parcerias por uma questão de tempo mesmo.
      Assim que eu me organizar melhor, entro em contato contigo!

      Abraços! :)

  3. Bah, só fui ler a resenha agora. Estou atucanado com o meu TCC. Parabéns pela resenha, ficou bem legal, mesmo sem axincalhar ninguém.

    Abração e boa sorte nas novas “arbitragens”.

Leave a comment